top of page

Conheça Layla Zahra

Layla_figurino_RM-removebg-preview-remov

           Um dia, há 24 anos atrás, uma amiga me convidou para fazer aula de dança do ventre. Ela estava na época namorando um árabe. Confesso que eu não sabia o que era a dança do ventre, e falei pra ela: "Dança do ventre? Quê isso?". Ela me disse: "é uma dança árabe, você vai gostar, e você tem um quadril bonito!", eu falei: "ué, vamos, que dia?" Ela me disse que seria sexta-feira, 19 horas. Ótimo, vamos então. A Amura estava comigo nesse dia, e não se interessou. Quando chegou sexta, eu fui com minha amiga. Era numa academia de malhação, mas a sala estava com uma iluminação meio que penumbra, tinha cheiro de incenso - que eu nunca tinha visto isso -, e fiquei em êxtase... Foi tudo mágico pra mim nesse dia.

           E assim comecei, não faltava uma aula. Os anos foram se passando e eu nunca deixei de ir às aulas e estudar. Se tornou um vício pra mim! Ouvia música árabe todos os dias, fazia workshops, aulões, ia para São Paulo sempre que podia, estudava bailarinas libanesas e egípcias, as bailarinas da casa de chá (Khan el Khalili) em SP, estudava por fitas cassetes...

           Quando foi em 2006, fui convidada para conhecer o Egito e montei meu primeiro grupo de excursões para o Egito, e viajamos. Fiquei deslumbrada. Lá, eu vi de perto bailarinas que eu estudava por fitas e nunca imaginei que um dia estaria ali do lado delas, e participei do meu primeiro festival internacional no Cairo. Quando voltei, entrei em depressão por que eu começava a relembrar todos os lugares que conheci, e os que não tinha conhecido. Foi uma semana chorando de saudades do Egito. Até que um dia eu falei pra mim mesma: eu vou voltar!!! E voltei, foram 30 viagens para o Egito e ainda não conheço muita coisa! 

           Quando foi em 2015, eu conheci uma professora egípcia: a Dalida Galy, pela internet, e fiz amizade com ela. Fui para o Egito e comecei a estudar com ela. Minha professora me fez conhecer o verdadeiro Egito para uma bailarina que quer estudar a essência e me joguei, foi quando eu me encontrei na dança. Hoje, meus estudos são baseados somente nas bailarinas egípcias, e em minhas aulas eu passo para minhas alunas tudo o que aprendi nesse país maravilhoso. O país da nossa dança, o Egito!!!

"Como eu estudo muito as egípcias, minha dança é bem simples, mas muito expressiva e com ênfase no sentimento que cada música passa. Busco  nunca perder a essência da dança egípcia"

Layla Zahra

Oásis__10_-removebg-preview.png
bottom of page